![](http://oglobo.globo.com/fotos/2006/11/09/09_MHG_ESP_MADJER.jpg)
Em Abril de 1994, em Copacabana, (no Rio de Janeiro) foi o primeiro evento de futebol de praia a ser transmitido pela televisão. No ano seguinte, o primeiro Campeonato Mundial que foi feito no mesmo local. O campeão foi o Brasil, que se tornou o primeiro campeão mundial de futebol de praia. Com o sucesso do evento, os organizadores desenvolveram o jogo e preocuparam então em divulgá-lo pelo mundo fora. Foi criada assim a Pro Beach Soccer Tour, com 60 jogos em dois anos pela América do Sul, Europa, Ásia e nos EUA, atraindo grandes nomes para a areia. O interesse gerado pelo torneio na Europa levou à criação da Liga Europeia Profissional de Futebol de Praia.
A Liga Europeia e a Taça da Europa floresceram. A primeira edição da Liga Europeia foi conquistada pela Alemanha, enquanto Portugal venceu a primeira Taça da Europa. As selecções que mais se destacaram nessas competições foram Portugal, Espanha, França e Itália, mas nos últimos anos têm surgido novas selecções, muito fortes, como a Suíça, a Polónia, a Ucrânia ou a Rússia.
Os quatro anos seguintes viram o crescimento consolidado por maiores progressos dentro e fora de campo. Em 2004, a FIFA, vendo o crescimento e potencial do desporto, acabou decidindo que seria novo órgão internacional responsável pelo Futebol de Praia, e, em Maio de 2005 organiza a primeira Taça do Mundo de Futebol de Praia sob sua responsabilidade com o torneio a ser mais uma vez na Praia de Copacabana, (no Rio de Janeiro) que acabou com o triunfo da França.
Madjer, Belchior, Alan, Bilro, são alguns dos craques portugueses. Madjer já foi considerado melhor jogador e melhor marcador do mundo várias vezes.
![](http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/madjer.bloguedesporto.com/images/gd/1222253823/FPF-homenageia-Seleccao-Nacional-de-Futebol-de-Praia.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário