sexta-feira, 5 de março de 2010

Castelo de Almourol

Nós escolhemos este castelo, porque o achamos um exemplo bastante interessante da arquitectura medieval, queriamos saber mais curiosidades sobre ele.

O Castelo de Almourol, localiza-se no meio do Rio Tejo, na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha e Distrito de Santarém. Está construido numa pequena ilha de granito de 310 m de comprimento por 75 m de largura, a 18m do nível da água.
O castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos da época da Reconquista Cristã, sendo, ao mesmo tempo, um dos que melhor lembra os Templários no nosso país. As origens da ocupação deste local são bastante antigas e enigmáticas, mas o certo é que em 1129, quando este ponto foi conquistado pelas tropas portuguesas, o castelo já existia e denominava-se Almorolan.

Foi entregue aos Templários e manteve-se na sua posse até esta ordem ser extinta e ser passado para a Ordem de Cristo. Então o castelo de Almourol caiu num progressivo esquecimento, que o Romantismo veio alterar radicalmente. No século XIX, inserido no processo mental de busca e de revalorização da Idade Média, então o castelo foi reinventado, à luz de um ideal romântico de medievalidade.
No século XX, foi adaptado para Residência Oficial da República Portuguesa, sendo aqui realizados alguns dos importantes eventos do Estado Novo. Para conseguirmos visitar esta ilha é necessário realizar um pequeno passeio de barco, no qual é possivel ter uma vista priviligiada do castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário