sábado, 27 de fevereiro de 2010

Oceania - Polinésia Francesa

Escolhemos a Polinésia Francesa, pois é um país com paisagens tropicais lindas e encantadoas que nos fazem querer estar lá no momento em que vemos fotografias das praias com águas transparentes e aparentemente paradisíacas.


Localização - localiza-se a aproximadamente 600 km Este da Austrália

Área Total - 4 167 km2 (encontra-se dispersa por 2,5 milhões de km2 do Oceano Pacífico)



População - 283 019 (densidade populacional 62 hab/km2): 82% - polinésios nativos, 10% - europeus, 6% - chineses, os restantes 2% - polinésios da Nova Zelândia, de Wallis, e de Futuna e por japoneses


Nome oficial - Polinésia Francesa (em francês: Polynésie Française e em taitiano: Porinetia Farani)


Capital - Papeete

Principais Cidades - Papeete (capital), Faa'a (maior cidade)


Divisão Administrativa - é constituída por 5 arquipélagos: Arquipélago das Austrais (152 km2; 6 310 hab.), Arquipélago de Gambier (31 km2; 1 337 hab.), Arquipélago das Marquesas (997 km2; 8 632 hab.), Arquipélago da Sociedade (1 593 km2; 227 807 hab.) e arquiélago de Tuamotu (850 km2; 14 876 hab.)


Língua - Francês e Taitiano
Moeda - CFP (Franco Pacífico Francês) (XPF)
Religião - 54% - protestantes, 30% - católicos romanos, 10% - outros, 6% - ateus


Curiosidades:
- Possui uma das mais baixas taxas de criminalidade da França
- É composta por vários arquipélagos de origem vulcânica ou coralina, situados numa área de alta actividade sísmica

- Um dos principais pratos é o Tamaaraa, um cozido confeccionado no solo, o que é possível graças à origem vulcânica das ilhas, onde os legumes são cozinhados embrulhados em folhas de bananeira


- O aspecto de algumas ilhas que constituem a Polinésia Francesa aparentemente nao corresponde ao das ilhas normais (vulcânicas), pois tem apenas uma faixa de terra que delimita a ilha (atol) e um lago enorme no meio com, por vezes, algumas ilhas pequenas. Isto acontece pois estas ilhas sao de origem coralina e não vulcânica.

- É um destino turístico muito conhecido sendo que as principais ilhas visitadas são:


Tahiti - onde localiza-se a capital, ilha mais povoada



Bora Bora - onde foram construidos os primeiros over-the-water bungalows em estacas sob as águas



Moorea - tem este nome significa amoreira, uma planta conhecida na região desde os tempos antigos e que era o alimento para o bicho da seda, indispensável para a produção de seda, conhecida desde a idade Média


Rangiroa - Tem um dos maiores atóis do mundo, com uma superfície total de 1640 km², uma lagoa de 78 km de largura com uma profundidade entre 20 e 35 m e com apenas quatro passos a separ o oceano da lagoa.



Tikehau - um destino turístico popular pelas suas praias de areia rosa e sua excepcional fauna subaquática.

Huahine - Uma das atrações em Huahine é uma ponte que cruza um ribeiro com 1,8 m com enguias tempo, consideradas sagradas pelos moradores, pela mitologia local.

Mahini - suas águas têm aspérolas mais famosas do Tahiti, além de uma fauna marinha abundante ideal para a prática do mergulho.











1 comentário: