sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Livro - "20 mil léguas submarinas" - Júlio Verne

Quando quis experimentar ler um livro com mais páginas dos que a que estava habituada, escolhi este pois ouvi dizer que as obras de Júlio Verne eram bastante interessantes pois o autor fazia descrições pormenorizadas de locais distante na Terra sem nunca ter saído de França e escrevera sobre invenções que mais tarde foram mesmo criadas, neste caso o submarino, descrito ao pormenor num dos capítulos.
Mas o mais interessante da história não é de certeza o submarino mas sim as aventuras que o professor Aronnax, Conselho e Ned Land têm durante a viagem no submarino comandado pelo Capitão Nemo.

Resumo:
Durante o ano de 1866 o mundo recebe notícias sobre vários navios atravessados e afundados ou avariados por um objecto enorme, longo e fusiforme, às vezes fosforescente, muito maior do que qualquer animal marítimo e com uma velocidade de locomoção incrível.
É organizada então uma expedição para procurar o suposto animal. Assim, a bordo da veloz fragata chamada Abraão Lincoln, o professor Aronnax juntamente com o seu assistente Conselho partem em busca do monstro e a bordo conhecem Ned Land.
Depois de percorrerem os mares à procura do animal, finalmente o encontram e, durante uma batalha, devido a duas enormes trombas de água provocadas pela criatura, a fragata é inundada e o Professor, Conselho e Ned Land acabam no dorso do estranho animal, ou melhor em cima do submarino.
Eles são recolhidos por tripulantes e conhecem o estranho e fascinante capitão Nemo, um homem muito rico que construiu o submarino em total sigilo numa ilha deserta, e nele partiu com os seus tripulantes sem nunca ter voltado a terra. A sua vida agora era nas profundezas da água, e daí ele retira alimento, roupas e outras riquezas. Para manter o seu segredo recusa-se a deixar os seus visitantes partirem receando que eles o revelassem.
Inicia-se então uma grande aventura pelos mares do planeta: partem do oceano Pacífico nas costas do Japão, navegam pelo Índico, Mar Vermelho, Mediterrâneo, Atlântico, os mares austrais e boreais, e chegam até mesmo ao Pólo Sul, terra até então nunca visitada pelo homem, percorrendo um total de 20 mil léguas.
Os três aventureiros conseguem fugir arriscadamente nos mares do norte à beira do Maelstrom (redemoinho formado por um conjunto de fortes correntes), e sobrevivem fugindo num bote salva-vidas, mas o destino do Nautilo e do seu capitão permanecem desconhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário