quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pasteis de Belém

Nós escolhemos esta tradição, pois achamos interessante e queriamos saber mais sobre esta tradição portuguesa tão famosa.

Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades doçarias portuguesas. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é o segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí comem-se pasteis de nata quente com açúcar é canela.
No início os pastéis foram postos à venda numa refinaria de açúcar situada próximo do Mosteiro dos Jerónimos. Em 1837 foram inauguradas as instalações, então assim nasceu em a pastelaria, chamada "Casa Pastéis de Belém". Desde então, esta casa trabalha continuamente, confeccionando cerca de 10.000 pastéis por dia. A receita, publicada é exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos dias de hoje. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém“.
Actualmente, na maioria dos cafés de Portugal é possível comprar pastéis de nata, mas os originais continuam a ser os da pastelaria de Belém (apenas estes podem ser denominados Pastéis de Belém).



Sem comentários:

Enviar um comentário